Descubra tudo sobre Banda larga, Fibra óptica, 3G, 4G e 5G

Descubra tudo sobre Internet Banda larga no Brasil na nossa pesquisa personalizada e Oficial do Google.

Faça uma pesquisa relacionada sobre a banda larga fixa e móvel, fibra óptica, Wi-Fi, 3G, 4G e a nova 5G.


Faça sua pesquisa Google:

O que você gostaria de saber sobre Internet?




A Banda Larga surgiu pontualmente em 2000, com o IG lançando no país o primeiro provedor de acesso grátis à internet.



O desenvolvimento desse tipo de conexão trouxe consigo vários ganhos tecnológicos, como por exemplo, maior velocidade da internet, que hoje em dia supera, em milhares de vezes, a velocidade alcançada pela conexão discada.




Veja aqui alguns tipos de conexões banda larga



Quem vê os vários tipos de banda larga disponíveis hoje até esquece como era difícil ter uma boa conexão. Você talvez nem lembre, mas houve uma época em que acessar à Internet era um verdadeiro teste de paciência.

A conexão era lenta e instável, restrita somente à opção da linha telefônica.

Mas, quais são as conexões disponíveis atualmente? Confira abaixo algumas delas.




Internet via DSL e ADSL



Por um bom tempo esse foi o método mais popular de conexão, principalmente via ADSL, que era conjunta com a linha telefônica. Com ela, a velocidade de download costumava ser muito maior que a de upload, o que a tornava muito mais viável a usuários domésticos.




Internet via Wi-Fi



É uma alternativa sem fio (wireless) para a conexão banda larga. Nesses casos, o sinal recebido pelo modem é distribuído pelo mesmo equipamento com frequências entre 2,4 GHz e 5 GHz.




Internet via Rádio



A conexão via rádio se caracteriza pela alta velocidade que pode ser alcançada, porém, é preciso assegurar que não haverá nenhum tipo de Interferência no sinal. É ideal para locais onde não há disponibilidade de sinal telefônico ou cabo.




Internet via WiMax



Trata-se de uma versão evoluída do Wi-Fi, que se caracteriza pelo longo alcance do seu sinal. Isto é, em vez de se limitar aos poucos metros da conexão Wi-Fi, a WiMax pode cobrir um raio de vários quilômetros — dependendo do caso, pode cobrir a uma cidade.