Saiba como Funciona o Teste de Velocidade de Conexão



Como funciona o teste de velocidade?

Entenda como funciona a metodologia do medidor de velocidade.

1º. O Teste de velocidade escolhe o servidor mais rápido e próximo da sua casa. Assim ele garante uma grande precisão no teste, já que os dados transmitidos vão percorrer uma distância menor até o servidor.


2º. Uma vez escolhido o servidor, será iniciado o teste de latência (ou ping), que consiste em requisitar, por diversas vezes, o download de um pequeno arquivo.

Desta forma, simulamos uma operação conhecida como ping, que avalia o tempo de ida e volta de um pedido de arquivo através de sua conexão.


3º. Velocidade de download – É simulado o Download de diversos pacotes de dados do servidor. Com isso, ele mede em milissegundos quanto tempo um pacote de dados levou para ir de sua casa, até o servidor.
Assim é calculada a média da Velocidade de Download.


4º. Velocidade de upload – São enviados diversos pacotes de dados para o servidor. O teste mede em milissegundos quanto tempo um pacote de dados levou para ir do seu computador até o servidor e voltar.

Após a simulação do envio de um arquivo a partir do seu computador, o medidor consegue saber Qual é a Velocidade para Upload.

Como ter um resultado mais preciso

Para o teste trabalhar com mais eficácia e gerar um resultado mais preciso, você precisa seguir essas dicas:

- Feche todos os programas
- Interrompa atualizações
- Evite redes sem fio
- Conecte diretamente na entrada do provedor
- Faça o teste

É importante ressaltar que é seguro e confiável utilizar o Teste de Velocidade – A ferramenta não acessa dados pessoais e também não passa nenhum tipo de vírus para o seu computador!